BURROcracia

Existem várias coisas típicas no México que são maravilhosas…. a cultura, a história, a comida, as pessoas… mas a burocracia pelo jeiot também é uma instituição por aqui.

Os estrangeiros que queiram se estabelecer aqui são divididos em três categorias: “No Inmigrante”, “Inmigrante” e “Inmigrado”.

Como turista ou como estudante, sou considerado um não imigrante. Para poder estabelecer-me aqui, devo obter um documento chamado FM3, que é a “Forma Migratória de Não Imigrante”.

Minha história pra tirar minha FM3 começou no Brasil. Liguei para o Consulado em São Paulo e não consegui nenhuma informação, pois dizem algo como “Obrigado por ligar. Para informações sobre vistos, acesse http://www.mexico.org.br”. Obviamente o site não ajuda muito e tive que ir pra São Paulo e ficar das 5h as 12h no Consulado pra decobrir que não precisava ter ido lá – me orientaram a entrar no México como turista e dirigir-me ao INM – Instituto Nacional de Migración.
Consultei o site deles, que nao ajuda muito e resolvi telefonar para perguntar que documentos tinha que apresentar. Me deram uma lista e instruções para pagar a taxa. Pagamento feito e documentos na mão, fui até o INM pela primeira vez.
Na primeira tentativa me disseram que faltava a fotocópia do documento de identidade da pessoa que assinava minha carta de admissão no IPADE.
Voltei outro dia lá com esse documento, e me pediram uma cópia do meu comprovante de endereço no México e dos meus cartões de crédito.
Na terceira vez, fiquei duas horas na fila para autenticar as cópias e quando finalmente cheguei novamente ao balcão de estudantes, me pediram o original do meu diploma da Universidade….
Tive que ligar para o meu tio para que me mande… vamos ver agora que documento vai faltar.

Deixe um comentário

