La Llorona

Uma das lendas mais populares e assustadora do México é a da “Llorona” (Chorona). Existem várias origens para esta lenda. Uma delas é de que se trata da deusa Cihuacóatl, que aparecia elegantemente vestida e nas noites gritava com um manto branco e com um penteado que pareciam chifres. Com a chegada dos espanhóis a lenda foi ganhando novas versões e uma delas fala de uma mulher que chora por seus dois filhos que foram assassinados.

No sábado aproveitando que o Ricardinho estava aqui no México outra vez, fomos assistir uma apresentação da lenda da Llorona em uma versão bem diferente. A apresentação é em uma das ilhas dos canais de Xochimilco. Para chegar até lá, tivemos que pegar uma Trajinera (aqueles típicos barquinhos coloridos). Eu já tinha feito o passeio, mas de noite parecia que seria algo bem diferente… e foi.


Nosso remero, que é o fulado que está para as trajineras como os gondoleiros para as gôndolas de Veneza, tava meio mmmmmm embriagado (para ser educado) e foi o mais lento de todos. Na ída, estavamos na metade das mais ou menos 30 trajineras e chegamos por último. Na volta, tínhamos tudo pra sair em primeiro (como fomos os últimos a chegar, estávamos na boca da saída) e novamente chegamos por último. Um gordo besta tentou ajudar e fez com que nosso barco primeiro ficasse de lado, atravancando o canal e depois conseguiu nos encalhar em uma das margens. Várias trajineras bateram na nossa e começou a entrar água. Tudo parecia divertido até o momento em que os atores (depois de trocarem de roupa e guardar todo o material) que vinham no último barco nos passaram. O remero chamava-se Javier e nos dizia o tempo todo: “Tienen prisa? Quiero que disfruten el paseo”. Caramba, um passeio de duas horas transformou-se em quatro….

Como fazia um frio do cão, tivemos que parar na banquinha de gorros, luvas e cachecóis, todos “Hechos en Peru”. Tentamos encontrar uma conexão entre os Incas e o Xochimilcos, mas não conseguimos – as investigações continuam…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s