Cemitério Chinês de Manila

O Cemitério Chinês de Manila – 華僑義山 – é o segundo cemitério mais antigo de Manila e  foi criado na época em que as Filipinas eram uma colônia espanhola. Antes disso os cidadãos chineses eram enterrados em cemitérios católicos.

O lugar foi palco da execução de muitas pessoas, dentre elas da fundadora do Movimento Bandeirante e defensora dos direitos das mulheres nas Filipinas, Josefa Llanes Escoda.

A principal (e mais estranha) característica do cemitério são os seus túmulos. São diversos mausoléus, bastante grandes, onde as famílias vão passar algum tempo com seus entes queridos. Passar um tempo pode ser desde fazer um pic-nic do lado da tumba até passar um fim de semana.

É interessante também que todos são chineses… budistas, taoístas, católicos etc.

Ainda que pareça uma rua de uma cidade qualquer, esta é uma das ruas do cemitério. Os mausoléus tem dois andares pois possuem quartos com camas no andar superior. Em alguns casos as famílias levam até videokê pra passar a noite e tem a vantagem de que os vizinhos não reclamam do barulho.

DSC03474

Quando os japoneses invadiram as Filipinas na Segunda Guerra Mundial uma bomba caiu no local onde hoje se encontra este grande monumento. O buraco da bomba foi utilizado como vala comum para soldados filipinos e americanos.

DSC03476

Este talvez seja o mausoléu mais extravagante, pertence a uma família dona de uma grande cadeia de restaurantes de comida chinesa. Segundo me disseram custou aproximadamente 100.000 Dólares e tem inclusive ar condicionado. Por uma das pequenas janelas é possível ver que o interior é todo em mármore e granito.

DSC03478DSC03480

O túmulo mais antigo do cemitério é esse em formato de tartaruga e que dizem ter cerca de 200 anos.

 

DSC03481

Os casais são sempre enterrados juntos. Na placa em preto estão os dados do esposo e sobre o túmulo a sua foto. Quando um deles morre antes, no espaço ao lado é colocado este sinal vermelho com uma mensagem que imagino seja algo do tipo “estou te esperando”.

DSC03483

Em alguns raros casos como este abaixo, o homem teve duas esposas (não sei se ao mesmo tempo ou se após a primeira falecer) e as duas são enterradas com o esposo (uma de cada lado pra não dar briga lá do outro lado).

DSC03485

As famílias passam tanto tempo com seus mortos que quase todos os mausoléus são equipados com banheiro. Alguns tem água quente e cozinha.

DSC03487

Apesar de parecer uma igreja, este é o maior mausoléu do cemitério. Tem três quartos, sala de estar e até garagem para que a família guarde o carro quando vai passar alguns dias lá.

DSC03489

O Chong Hock Tong é o templo chinês mais antigo de Manila (construído na década de 1850) e todos são bem vindos lá. No altar existem imagens de Buda, Confúcio, Jesus, Maria, um Baguá Taoísta e várias outras figuras religiosas.

DSC03490

O Cemitério Chinês fica ao norte de Manila, na divisa com Caloocan. Para chegar lá o mais fácil é ir no trem (MRT) até a estação Abad Santos e caminhar algumas quadras ou tomar um triciclo até  a entrada principal que é pelo portão sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s