Jeepney

CIMG0058

Os Jeepneys são o meio de transporte mais popular nas Filipinas (junto com os triciclos). São sem dúvida um símbolo da cultura Filipina. A palavra JEEPNEY vem da fusão de JEEP com JITNEY, que é um tipo de lotação.

450px-Jeepney_Stop

Parada de Jeepney

Após a II Guerra Mundial centenas jeeps do exército dos EUA foram presenteados a filipinos ou simplesmente abandonados. Os mesmos foram adaptados para acomodar vários passageiros, com a colocação de cobertura de metal e com uma decoração bastante peculiar – dizem que a mesma reflete a personalidade do motorista.

Com a destruição de grande parte da infra-estrutura do país durante a Guerra, os jeepneys se espalharam rapidamente pois era a maneira mais barata e criativa de re-estabelecer uma rede de transporte público.

Atualmente existe um departamento especial do governo para tratar do transporte público e são concedidas a particulares ou pequenas empresas a concessão de uma linha específica. Muitos motoristas de jeepneys alugam os carros por dia dos concessionários e fazem o possível e o impossível (na maioria das vezes a segunda opção) pra ganhar o pão de cada dia.

A primeira geração de jeepneys foi aquela aproveitando os veículos militares.

A segunda foi criada a partir da construção da carroceria e adaptação de motores já usados. Estes são os mais usuais e além de barulhentos emitem grandes quantidades de gases poluentes. Me disseram que com USD 1.500 já é possível montar um destes.

A terceira geração segue a idéia de construir a carroceria com aparência de jeep mas usam motores novos. Alguns possuem ar condicionado e obviamente a tarifa é um pouco mais alta.

Ontem pela primeira vez vi um e-jeepney (electric jeepney) que está sendo testado (há 2 anos) em Makati. São carrinhos elétricos que não poluem mas andam muito mais devagar.

Piadinha local: Sabe quantas pessoas entram em um jeepney??? Mais uma…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s