Xi’an e os Guerreiros de Terracota

Xi’an é a capital da província de Shaanxi e foi durante várias dinastias a capital do império Chinês.

A famosa rota da seda começa em Xi’an e vai até Veneza, com ramificações também até o Egito. Marco Polo foi um dos viajantes desta rota, que aproximou o oriente e o ocidente em um tempo em que a palavra globalização não existia.

A cidade era praticamente um vilarejo mas desde a década de 90, como parte da ressurreição da economia no interior da China, a cidade de Xi’an re-emergiu como potência cultural, industrial e educacional na região centro-noroeste, com vários recursos voltados para a area de pesquisa e desenvolvimento, segurança nacional e para o programa chinês de exploração espacial.

Para o turismo, a grande atracao de Xi’an sao os Guerreiros de Terracota. Esta enorme colecao de 8.000 estatuas de soldados, oficiais e cavalos de guerra foi descoberta em 1974 por fazendeiros que estavam escavando pocos de agua. As imagens foram enterradas junto ao mausoléu do primeiro imperador chines, Qin Shihuang (259-210 a.C.) e foram descobertas a leste do monte Lishan, uma elevação de terra feita por mãos humanas e que contém a necrópole do primeiro imperador da dinastia Qin. A construção desse mausoléu começou em 246 a.C. e acredita-se que 700.000 trabalhadores e artesãos levaram 38 anos para a completar. De acordo com o historiador Sima Qian, na obra Registros do Historiador (c. 100 a.C.), o imperador foi enterrado em 210 a.C. juntamente com grandes tesouros e objetos artísticos, bem como com uma réplica do mundo onde pedras preciosas representavam os astros, pérolas os planetas e lagos de mercúrio representavam os mares. Pesquisas recentes detectaram altos índices de mercúrio no solo, comprovando o historiador.

Guerreiros de Terracota

Foto de turista - os guerreiros e eu.

 Xi’an tem tambem varios pontos turisticos interessantes, como a muralha da cidade antiga, a torre do tambor e a torre do sino (estas eram usadas para anunciar o comeco e o fim do expediente de trabalho) e 2 grandes pagodas. 

Pagoda

Foi em Xi’an que peguei a temperatura mais baixa da viagem (e acho que da minha vida): 7 graus abaixo de zero.

-7 graus... e o inverno ainda nao comecou.

Anúncios

2 respostas em “Xi’an e os Guerreiros de Terracota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s