Muralha da China

Um dos símbolos mais famosos do país mais populoso do mundo é a famosa Grande Muralha, ou Muralha da China. Vir a este país e não fazer uma visita é como ir ao Rio e não visitar o Cristo Redentor.

A Muralha da China é uma das maiores (se não a maior) construção feita pelo ser humano. Foi elaborada durante centenas de anos e se estima que 1,2 milhões de homens trabalharam nesta obra. Sua função principal era a de proteger o império chinês das invasões inimigas. Esta enorme barreira vai da fronteira do Mar Amarelo, perto da fronteira com a Coréia até o Deserto da Mongolia.

A linha vermelha é o traçado atual da Grande Muralha e a linha amarela é a fronteira com a Mongolia.

O principal ponto de visita é chamado Badaling e fica a 80 km de Beijing. É um lugar com toda a infra-estrutura necessária, desde estacionamento até restaurantes, banheiros e claro, lojas de souvenirs. Foi lá que em 2008 tiramos nossa “famosa” foto com a bandeira do Grupo Escoteiro Santos Dumont 20/PR (ver post 1 e post 2).

Desta vez queríamos ir a um lugar que não fosse turístico, algo mais “real”. Assim a visita seria mais rápida pois evitaríamos as lojinhas que só servem pra perder tempo, dinheiro e pro guia ganhar comissão. Encontramos na saída da Cidade Proibida um chinês (meio fácil encontrar um chinês na China… são só 1.2 bilhões) que ofereceu seu serviço mostrando fotos do seu micro-ônibus e de grupos de extrangeiros que ele tería levado até a muralha. Resolvemos arriscar e marcamos com o cara na manhã seguinte no nosso hotel.

Pra nossa surpresa o chinês apareceu e nos levou até a Grande Muralha. Realmente ele levou a sério a idéia de que fosse um lugar “zero turístico”. Subimos por uma escadinha de ferro toda enferrujada (quase desintegrada) e demos uma banda pela muralha.

Ponto inóspito da Muralha da China

Fazia um frio desgraçado e descobri que viajar com um grupo de mexicanos além de ser muito divertido, pode salvar a tua vida, quando você está congelando e magicamente surge uma garrafa de tequila para aquecer até aqueles que não bebem.

Congelando na Muralha da China

Lago congelado ao lado da Grande Muralha

Mais uma foto pro portfolio do nosso guia chinês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s