Carteira de Motorista no México

Aqui no México cada um dos 32 estados tem seu próprio regulamento de trânsito e portanto a emissão das carteiras de motorista tem procedimentos diferentes de um lugar pra outro.

Há alguns dias finalmente tirei minha “Licencia para Conducir” aqui no Distrito Federal e foi algo tão hilário que foi na verdade o que me motivou a reativar o blog.

O procedimento é o seguinte:

I) Você vai até um posto de atendimento da “Tesoreria del Distrito Federal”. Muitas delas ficam dentro de grandes supermercados. Portanto tecnicamente não estou mentindo ao dizer que aqui você tira a carteira de motorista no supermercado.

II) Depois de pegar um formulário, você deve dirigir-se ao caixa (esse sim do supermercado) e pagar MXN 483,00 (mais ou menos uns R$ 70,00).

III) Com o comprovante de pagamento você volta ao posto de atendimento e te dão uma senha. É só esperar, apresentar um documento oficial (no meu caso passaporte e o visto de residente) e um comprovante de residência.

IV) Eles preenchem os teus dados no computador e tiram a tua foto.

V) A carteira é impressa aí mesmo na hora e pronto.

VI) Pronto

VII) Pronto

VII) De verdade, pronto.

IX) Juro, não tem prova teórica, nem exame de vista e menos prova prática (baliza nem pensar).

10) É isso mesmo, nem sequer perguntaram se eu sabia dirigir.

Agora entendo porque o trânsito daqui é uma loucura. Mas ainda sim a Cidade do México é maravilhosa!

PS: Antes que me perguntem, sim eu já dirigia aqui antes mas com a Carteira de Habilitação Internacional.

15 respostas em “Carteira de Motorista no México

  1. Fernando,
    Que coisa bizarra…
    No fundo aqui é parecido… a diferença é o valor pago… risos… Aqui o pessoal não se vende por pouco… hehehe!
    Se bem que tenho um amigo que faz avaliação médica, e além de avaliar a visão ele confere até mesmo se o candidato tem pé. Deixou o governador descalço para ter certeza… “vai que ele usava prótese”… disse ele…
    Grande abraço,
    Altamiro

  2. tirei a minha semana passada, mas fui como turista, foi por corrupçao , paguei 2500 MXN, porém… Fui ao supermercado e constatei, é verdade, pena que meu visto não era de residente.
    Mas adorei o México!!

  3. Boa noite Fernando! Meu nome e Carlos, estou fazendo um curso de especialização de trânsito aqui no Brasil. Como trabalho de conclusão, fui encarregado de falar sobre as CNHs dos países que vão participar da Copa. Seria possível de me encaminhar via e-mail, uma cópia da CNH e desse formulário que vc mencionou? Desde já agradeço. Abraço.

    • Você precisará de uma carteira de motorista mexicana; a CNH brasileira pode ser aceita se você vai a turismo mas não para trabalhar.
      O documento mexicano só é emitido para quem tem visto de residência. Portanto se pretende trabalhar como carreteiro no México, precisará primeiro da FM3 para depois tramitá-lo.
      Boa sorte!

    • olá Clayton,

      Infelizmente não sei te informar o valor atual, há alguns anos atrás custava algo próximo a R$ 80.

      Entretanto, como o sistema muda em cada um dos estados mexicanos, é importante você verificar onde vai morar e portanto tirar a carteira (mesmo o documento sendo diferente em cada estado, ele é válido em toda a República) e procurar na internet ou no local onde as mesmas são emitidas.

    • Oi Lucas,

      Não é possível nem necessário. Como turista você pode dirigir com a Permissão Internacional ou até mesmo com a CNH brasileira.

Deixe um comentário

