10/10/10 – O fim das Antilhas Holandesas

Hoje é um dia muito especial para alguns habitantes de belas ilhas do Caribe. As Antilhas Holandesas deixaram de existir.

Como assim?

O conjunto de ilhas localizado no Mar do Caribe, ao norte da Venezuela, foram descobertas por exploradores a serviço da Coroa Espanhola no século XV e passaram a ser parte dos Países Baixos no século XVII. Em 1954 deixaram de ter o status de colônia para se transformarem em um estado dentro do Reino dos Países Baixos.

Antilhas Holandesas

 

Em 1986 Aruba deixou de ser parte das Antilhas Holandesas e ganhou status de estado, assim como as próprias Antilhas e a Holanda. Em 10/10/10 Curaçao e Sint Maarten passaram a ter também status de estado e as demais ilhas, Bonaire, Saba e Sint Eustatius passaram a ser municipios dos Países Baixos.

 

Bandeira das Antilhas Holandesas antes de 1986
Bandeira das Antilhas Holandesas depois da saída de Aruba

De 25 a 28 de fevereiro deste ano tive a oportunidade de conhecer Willemstad, capital de Curaçao e então das Antilhas Holandesas. A cidade é muito simpática e seu centro é marcado claramente pela mistura da arquitetura holandesa com as cores do Caribe. Para quem gosta de praia é realmente uma excelente opção (que eu só vi de longe). A ilha é também rodeada de pontos de mergulho.

 

Willemstad parece uma Amsterdam colorida.

Dentre as diversas curiosidades do lugar encontra-se a Sinagoga mais antiga do Continente Americano ainda em funcionamento, fundada na década de 1650. Também é interessante ver os letreiros em Papiamento, o idioma local. É uma mescla de Holandês, Inglês, Espanhol, Português e idiomas africanos.

 

Sinagoga Mikve Israel-Emanuel

Pedicure: Massagem na pia, corta unha, corta calo....

Naquela ocasião o Comitê Escoteiro Interamericano realizou sua primeira reunião de 2010. Como destaques foi a nomeação do novo Diretor Regional, Raúl Sanchez Vaca e o jantar com a Sra. Emily de Jongh-Elhage, que entrou para a história como a última Primeiro Ministro das Antilhas Holandesas.

Anúncios

5 respostas em “10/10/10 – O fim das Antilhas Holandesas

  1. Soube da dissolução das Antilhas Holandesas em um artigo sobre a seleção de futebol do país, mas com certeza esta reportagem está muito mais curiosa e cheia de informações. Muito boas as fotos e também o texto. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s