Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

Um dos nomes de lugar mais compridos do mundo: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch…. Este é um lugar que ainda não conheci, mas navegando pela internet encontrei essa informação que me chamou muita atenção.

Llanfairpwllgwyngyll(gogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch) ou Llanfair PG é a localidade com o nome mais comprido do Reino Unido e um dos mais longos de todo o mundo, com 58 letras (51 no alfabeto galês , em que -ll- e -ch- contam como letras únicas). Está localizada na ilha Anglesey, no País de Gales.

É uma palavra de origem galesa e em inglês significa “St Mary’s church in the hollow of the white hazel near a rapid whirlpool and the church of St Tysilio of the red cave”, ou seja “Igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.

Gorsafawddacha’idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion (com 68 letras), era o nome de uma estação de comboio, que havia sido nomeada para rivalizar com o nome desta localidade.

Nos sinais das estradas, a localidade encontra-se assinalada como Llanfairpwllgwyngyll, Nos mapas, encontra-se como Llanfair Pwllgwyngyll e os seus habitantes tratam-na por Llanfairpwll ou tão somente Llanfair.

Este é um dos letreiros com o nome da cidade de pouco mais de 3.000 habitantes que evidentemente é um dos lugares preferidos pelos turistas para tirar fotos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s