39a Conferência Escoteira Mundial – parte 2 – o distintivo

Os eventos escoteiros se caracterizam por uma logomarca que é usada no material promocional, durante o evento e principalmente como distintivo de participação do evento, usado pelos Escoteiros do Brasil no bolso direito da camisa por um período de até 6 meses após a realização do mesmo.

O processo de definição do distintivo da Conferência Mundial de 2011 que será realizada em janeiro em Curitiba passou por diversas etapas. Queríamos algo que fosse representativo do Brasil mas que saísse da imagem estereotipada que os estrangeiros tem do nosso país – samba e futebol.

A primeira proposta que recebemos foi de um Ipê Amarelo, árvore símbolo do Brasil. A partir daí a idéia evoluiu no sentido de mostrar algo da natureza brasileira, uma das mais importantes facetas do nosso país.

Em 2005 na Tunísia utilizamos a primeira versão do distintivo com a Arara, escolhida por ser uma ave típica do Brasil e por ter as cores da nossa bandeira. Com este desenho elaboramos distintivos, adesivos, camisetas, bonés e banners que foram usados na campanha. O boné foi algo muito bacana pois no dia da atividade externa realizada em um coliseu romano perto de Hammamet, cada um dos brasileiros ficou na saída de um ônibus distribuindo bonés. Como o sol estava fortíssimo, todos os quase 1.000 participantes do evento acabaram com a cabeça verde e amarela.

Distintivo usado na campanha para eleição de Curitiba como sede da Conferência Escoteira Mundial de 2011.

Para chegar a este desenho foram feitos mais de 10 estudos e propostas, com estes:

Depois que a eleição foi ganha, começamos a pensar em diferentes formas de aplicação da imagem e chegamos a conclusão que era preciso estilizar um pouco a arara para poder reproduzi-la em serigrafia, bordado, couro, etc.

Durante o Jamboree Mundial da Inglaterra, realizado em agosto de 2007, onde celebramos o centenário da criação do Escotismo, aproveitamos para divulgar o nosso evento e nesse então o distintivo utilizado já era este:

Distintivo da Conferência Mundial utilizado na promoção do evento durante 2007

Entrando na reta final, já com o apoio do Bureau Escoteiro Mundial (com sede em Genebra), trabalhamos na versão final do nosso distintivo, que acabou sendo utilizado como referência para a criação de símbolos de outros eventos mundiais.

Versão final/atual/oficial.

Documento definindo os parâmetros para distintivos de eventos (clique para abrir)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s