85 anos dos “Scouts de México”

Em 26 de agosto de 1926 a Conferência Internacional do Escotismo (atualmente Conferência Mundial) reunida em Kandersteg, Suiça, reconheceu como membro os “Exploradores Nacionales de la República Mexicana”, chamada hoje de Asociación de Scouts de México, A.C.

Apesar da data oficial ser 1926, o Escotismo está presente no México desde 1913-1914 chegando tanto pelos Estados Unidos quanto pela Alemanha e em diferentes zonas do país. Entretanto, sua organização formal foi dificultada pela conturbada situação do país na década de 1910, por um lado pela Revolução Mexicana e por outro pelos  conflitos com os Estados Unidos.

A celebração dos 85 anos da ASMAC ocorreu no Convento Del Carmen com a presença de Pioneiros, Escotistas e Dirigentes, antigos Escoteiros e representantes de organizações que trabalham com os Escoteiros Mexicanos. Dentre elas destaco os Correios do México, que lançaram um novo carimbo comemorativo e a Cruz Vermelha Mexicana que recebeu a Medalha “Carita Sonriente de Oro”, a mais alta condecoração para pessoas ou instituições não escoteiras no México.

Representante dos Correios do México com o Escoteiro Chefe e o Presidente Nacional.

Carita Sonriente de Oro

Detalhe da decoração da sessão solene e coquetel.

Na manhã deste mesmo dia o Conselho Nacional realizou sua 4a sessão ordinária de 2011 e foi a minha primeira participação desde minha eleição em junho. Dentre as diversas decisões foi eleito o novo Presidente da Associação, o Sr. Victor Blake, com mandato até abril de 2013.

Victor Blake renova sua promessa como Presidente da ASMAC junto ao Jefe Scout Nacional, José Adolfo Lopez Sampson Félix

Recebendo do Presidente Nacional o distintivo de Conselheiro Nacional.

Os Scouts de México utilizam um interessante sistema de distintivos para identificar o nivel (local, distrital, provincial ou nacional) e o cargo ocupado. Este é o distintivo de Conselheiro Nacional, usado no ombro esquerdo.

Entre a reunião do Conselho e a Sessão Solene, tivemos a oportunidade de participar de um evento no Parque da Bombilla, no qual inúmeros lobinhos renovaram sua promessa como membros da “Geração de 2019”. Estes são os potenciais participantes do Jamboree Mundial que ocorrerá naquele ano e do qual o México é co-organizador, junto com os Estados Unidos e Canadá.

O Escoteiro Chefe Nacional e os Lobinhos da Geração de 2019.

Lenço do Jamboree Mundial 2019

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s