Terremoto de 1985

Hoje foi um dia especial pois marcou o 26o. aniversário do Terremoto de 1985 que destruiu grande parte da Cidade do México e marcou para sempre a história do país. Como é costume nesta data, foram realizados simulados de evacuação dos edifícios e na empresa onde trabalho não foi diferente.

No dia 19 de setembro de 1985 as 7h19min da manhã, um terremoto de 8.1 graus na escala Richter despertou os moradores de uma das maiores cidades do mundo. O terremoto foi oscilatório (movimento horizontal) e trepidatório (movimento vertical) ao mesmo tempo e durou pouco mais  de dois minutos. Diversas réplicas ocorreram sendo a mais forte 36 horas depois, alcançando 7.3 graus.

Área central da Cidade do México destruída. Ao fundo a Torre Latinoamericana, um dos símbolos da cidade, que não sofreu danos no grande terremoto.

A Cidade do México foi construida em parte sobre o Lago de Texcoco, que rodeava a antiga capital Azteca de Tenochtitlán. Esta foi a área mais afetada em função do tipo de solo. um aterro mal consolidado.

Os números variam de 9.500 a 35.000 mortos e cerca de 100 mil edificações danificadas.

Capa da famosa revista TIME

Logo após o sismo, os Escoteiros estavam entre os primeiros que se mobilizaram para socorrer as vítimas.

Encontrei um bonito depoimento de um rapaz que era Pioneiro na época e conta sobre a sua participação naqueles tristes dias de setembro de 1985.

Anúncios

Uma resposta em “Terremoto de 1985

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s