Scouts de México nomeiam Jefa Scout Nacional

No dia 22 de outubro o Conselho Nacional dos Escoteiros do México tomaram a decisão histórica de nomear a Conselheira Nacional Lorena Gudiño como a primeira mulher a ocupar a posição de “Jefe Scout Nacional”. Comparando com a estrutura do Escotismo Brasileiro o/a JSN soma as funções do Presidente da DEN e do Secretário Geral.

Primeiras palavras da nova Jefa Scout Nacional em Monterrey

Bióloga formada pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) fez várias pós graduações na área Ambiental sendo a mais importante dentro to programa Leadership for Environment and Development (LEAD) com estudos realizados no México e na China.

Com Yok, a pantera negra do zoológico de Tuxtla-Gutierrez.

Fundou a organização Misión Rescate, Planeta Tierra A.C. vinculada a Peace Child International e trabalhou em vários projetos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no México e na América Latina. Teve a oportunidade de dar palestras e participar de encontros sobre meio ambiente e juventude em vários países do continente americano e em países como Espanha, Escócia, Marrocos e Emirados Árabes Unidos.

Palestra na Universidad Iberoamericana na Cidade do México

Junto ao governo colaborou em projetos do Ministério de Meio Ambiente (Semarnat) e trabalhou durante 3 anos como Diretora de Educação e Gestão Ambiental do Governo do Estado de Chiapas, onde desenvolveu importantes projetos como a implementação do Plano de Educação Ambiental sob condições de Mudanças Climáticas, entre outros.

No Escotismo iniciou como “Gacela” (hoje chamadas Lobeznas) e foi muito ativa em todos os ramos. Foi escotista na Alcatéia e no Clã do Grupo Scout Tonatcalli 250/Coyoacán e como dirigente foi a primeira coordenadora da Sub-comissão Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, criou a Rede Ambiental Escoteira que hoje está presente e ativa nos quatro cantos do México e publicou vários artigos e livros. No âmbito internacional foi coordenadora da Rede Interamericana de Jovens e Assessora Juvenil (Youth Advisor) do Comitê Escoteiro Mundial. Atualmente é a Coordenadora da Rede Interamericana de Meio Ambiente, que está em processo de formação.

Monitora da Patrulha Mirach no Grupo 57 de Benito Juarez

Youth Advisor com o ex-Secretário Geral Eduardo Missoni

Coordenou campanhas de reflorestamento que resultaram em centenas de milhares de árvores plantadas.

Foi condecorada com as Medalhas ao Mérito, de Serviço, Jaguar de Prata e Águia de Prata da Asociación de Scouts de México, A.C. e com a Medalha de Gratidão Ouro da União dos Escoteiros do Brasil, além de ter recebido um Diploma de Mérito do Bureau Mundial por seu trabalho no projeto Presentes para a Paz.

Com a Medalha de Gratidão Grau Ouro dos Escoteiros do Brasil

Em 2006 renovou sua promessa como membro do Grupo Escoteiro Santos Dumont 20/PR no qual está desde então registrada como membro do Clube da Flor de Lis.

"... Cumprir meus deveres para com Deus, minha Pátria e o Brasil..."

Anúncios

Uma resposta em “Scouts de México nomeiam Jefa Scout Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s