A Primeira Dama, os Escoteiros e Voluntários

Para comemorar o Dia Internacional do Voluntário (05 de dezembro) é entregue anualmente no México o “Premio Nacional de Acción Voluntaria y Solidaria“. Este prêmio reconhece organizações e indivíduos que se destacam na ajuda ao próximo.

Este ano como parte das comemorações em homenagem aos voluntários foi emitido um bilhete de lotería e o sorteio do mesmo foi um evento especial. Nesta ocasião, diferentes organizações de voluntários foram convidados para um evento solene no qual participaram a Sra. Margarita Zavala, Primeira Dama do México e Presidente do Conselho do Sistema Nacional de Desenvolvimento Integral da Familia (DIF) e o Sr. Salomón Chertorivski Woldenberg, Ministro da Saúde, além do Presidente da Loteria Nacional e outras autoridades.

Bilhete de Lotería comemorativo ao Dia do Voluntário

Durante o discurso a Primeira Dama Margarita Zavala agradeceu o trabalho dos voluntários e disse “Cada um de nós aprendeu a ser voluntário de alguma maneira. Muitos aprenderam com os seus pais. No meu caso, aprendi a ser voluntaria com as Bandeirantes e os Escoteiros e fico feliz em ver que nesta noite os Escoteiros estão aqui representados por sua Escoteira-Chefe Lorena Gudiño“.

Primeira Dama Margarita Zavala em seu discurso

Foi muito bacana pois não só os Escoteiros, junto com as Bandeirantes, foram as únicas organizações mencionadas no discurso da Primeira Dama, como a Lorena foi a única pessoa citada.

O Ministro da Saúde no seu discurso comentou que também fez parte de um movimento ao estilo do Escotismo onde aprendeu a ser um bom líder. Ao final do evento tive a oportunidade de perguntar ao Ministro se ele havia sido da Hashomer Hatzair e ele sorriu e disse que foi do Macabi Hatzair (pelo nome e sobrenomes minhas possibilidades de erro eram poucas).

A Primeira Dama cumprimenta a Jefa Scout Nacional.

Curiosidade: Distintivo de Promessa do Macabi Hatzair com o Sinal Escoteiro e a frase em hebraico "Forte e Valente"

Outro momento interessante do evento foi o sorteio propriamente dito. Uma tradição muito bonita da Loteria Nacional do México é que o sorteio é feito por crianças; nenhum adulto pode tocar o globo e as bolinhas do sorteio pois as crianças simbolizam pureza e transparência. A tradição começou há 240 anos e no inicio eram meninos órfãos que com sua “mão santa” davam sorte aos apostadores. As crianças que participam desta equipe são conhecidas como “Niños Gritones” pois gritam os números (e é preciso bastante fôlego). Todas tem entre 8 e 15 anos, são treinados por 3 meses antes de começar e devem ter sempre boas notas na escola pra poder continuar. Para que mais crianças tenham oportunidade de ser parte dos “Niños Gritones” elas não podem permanecer no grupo por mais de 5 anos. Os sorteios são realizados 4 vezes por semana no emblemático edificio da Loteria Nacional, no cruzamento do Paseo de la Reforma e Avenida Juárez.

Anúncios

Uma resposta em “A Primeira Dama, os Escoteiros e Voluntários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s