As estatuas de Rapa Nui têm corpo!

A Ilha da Páscoa ou Rapa Nui é sem dúvida um dos lugares que está na minha lista de destinos a conhecer. Sabendo disso, meu pai me mandou um e-mail que me deixou muito surpreso e aumentou a vontade de viajar para este que é um dos pontos mais isolados do planeta.

Localizada no Oceano Pacífico, essa ilha vulcânica foi descoberta pelo navegador holandês Jakob Roggeveen, no domingo de Páscoa no ano de 1722, e mais tarde tornou-se posse do Chile, em 1888. Muitos mistérios cercam a Ilha de Páscoa que é famosa por suas incríveis estátuas chamadas Moais e que estão ao redor de toda a ilha que tem uma área equivalente a 6 vezes a Ilha do Mel, no litoral do Paraná.

A descoberta, não tão nova, mas que aumenta o mistério sobre quem as esculpiu, quem vivia na ilha, como elas foram parar lá é o fato de que as estátuas da Ilha de Páscoa têm corpos! Isso mesmo, as cabeçonas gigantes são estatuas completas cuja maior parte está enterrada e correspondem a corpos e mãos.

Um grupo de pesquisa privado tem escavado recentemente as estátuas da Ilha da Páscoa e está estudando as escrituras nos corpos das mesmas.

A dúvida agora é por que estes gigantes de pedra tiveram seus corpos enterrados? As estatuas sempre foram assim ou com o tempo ficaram desta maneira?

Uma das teorias sobre o desaparecimento dos habitantes originais de Rapa Nui foi a superpopulação que levou a conflitos internos e falta de alimentos. Agora surge outra hipótese: um enorme deslizamento pode ter varrido a ilha e sua civilização. Isso aniquilou a população e fez com que as estatuas ficassem com boa parte do seu corpo sob a terra.

Anúncios

51 respostas em “As estatuas de Rapa Nui têm corpo!

  1. Que coisa legal!!! Não sabia disso também e confesso que também me aguçou ainda mais a curiosidade de conhecer esta ilha!!! Excelente post!!!
    Alta

  2. Noossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!!!!!!!!!!!! Qta diferença e qtas descosbertas,fui no ano de 2008 e não existiam estas partes dos “corpos” dos Moais…..bahhhhhhhhh!!!!!!!!! fiquei mais apaixonada poe este lugar “místico,mágico”.

  3. …essa ultima foto, parece ser bem antiga. ou seja. não é de agora que se sabe quem tem corpo?
    Não!? estranho. pelo menos parece.

    mas mesmo assim, muito irado. com certeza vamos todos lá agora.

  4. Então, já fui à IPC, e é mto comum vc ver réplicas pequenas com o corpo inteiro, incluindo as mãos junto aos umbigos. Mas os grandes, enterrados, só da pra ver a parte de cima mesmo. Os moai que estão em cima dos ahus nem sempre têm o resto do corpo, mas alguns têm, como nessa foto do mairo de todos, o Tongariki. http://en.wikipedia.org/wiki/File:AhuTongariki.JPG E olha, viagem recomendadíssima! A LAN voa do Brasil com conexão em Santiago, recomendo a pousada Vai Moana, e o parque é aberto, mas é legal fazer uma excursão pra conhecer as regras antes de se aventurar sozinho. A única parte paga é o Parque Cerimonial Orongo, no topo do Rano Kau. Abraço!

  5. Ah, gente, mto se fala do misticismo e talz, mas o fato é que quando vcs forem lá, descobrirão que sabemos de onde eles vieram, quem fez os moai, pq, tudo isso. Não há nada de místico. O que há, sim, é uma imensa cultura interessantíssima que os europeus quase destruiram completamente, mas que agora se revela como algo maravilhoso e rico. Faz quase mil anos que os polinésios chegaram lá, e viveram isolados por quase 7 séculos. É mta História!

  6. ninguem quer divulgar essas descobertas pq são contra os conceitos da biblia!! o continente da lemúria existia e esse era um dos topos das montanhas, e ele tinham uma ligação enorme com os povos do Perú!! pois existem paredões de pedras iguais na ilha e em Cuzco…
    ——————-
    foto do paredão de pedra na ilha de pascoa, tem a localização do lado, fica perto do aeroporto..

    http://www.panoramio.com/photo/16172829

    e vendo a foto da parede na Ilha de Pascoa da pra ver a cabeça do Moai para fora da terra, sim ele também tem um corpo, todos eles tem, agora será q esse muro também vai até la em baixo?
    ———————————————

    agora em Cuzco Peru 6000Km de distancia..

    http://www.panoramio.com/photo/1534073
    ————

    agora no outro lado do oceano pacifico foi descoberto tempos atras as ruínas de uma civilização de 12.000 anos no fundo do mar, acredito que faça parte da mesma civilização que habitou a ilha de páscoa, um dos continentes perdidos!!! la tem uma pedra que tem as mesmas dimensões de um Moai, porém esta deteriorado com a ação do Mar, e também da possível catástrofe mundial que afundou o continente da Lemúria no oceano Pacífico e também o famoso continente de Atlantida…

    http://www.zimbio.com/member/pasat/articles/4971255/Mysterious+Underwater+Ruins+Lost+World+Yonaguni

    • creio que possa ser a cidade perdida de atlantida, por que qual a esplicação de ter estatuas dentro do mar.Antonio Carlos Barreto Mendes

  7. Que máximo !
    Minha maior dúvida é: o que tem/tinha ali em baixo.
    Porque ninguém faria uma escultura pra ficar debaixo da terra, acredito que algo aconteceu pra que elas ficassem assim. Debaixo dessa terra deve ter muita coisa maravilhosa que mal podemos imaginar, tenho certeza !
    Aliás, de repente até um templo, castelo, ou qualquer coisa do tipo, enooooorme em toda a ilha, e por isso existam Moas por toda parte..
    Enfim, nossa imaginação já viajava nessa ilha antes, agora então…

  8. Poças, mas será que são burros???
    É natural que parte das estátuas estejam enterradas…. dahhh!
    Aquela civilização teve o seu fim devido a desflorestação do seu eco-sistema, na pequena ilha (cortaram as árvores todas para poderem transportar as estátuas). E como não há árvores, durante as chuvas a terra desmorona-se.

  9. Pingback: Você sabia? – Kindie

  10. Ha muito a ser desvendado sobre elas, mais o que podemos ter certeza sobre o pq delas estarem enterradas é culpa da erosão do solo, mais isso ja é sabido há mais de 1 século.

  11. Muito interessante, mas já participei de resgates de vítimas de deslizamento de terra, (como em Teresópolis) e pelo menos analisando as imagens das estátuas que vi, não parece que pode ter ocorrido na ilha de páscoa um deslizamento de terra pois o mesmo deixa vestígios que até mesmo o tempo não poderia apagar, algumas dessas estátuas deveriam estar levemente inclinadas ou totalmente, mas contínua aprumadas

  12. provalmente a ilha no passado tinha habitantes na sua maioria,gigantes.que foram destruidos no grande cataclisma,o diluvio.como e uma ilha ,seus corpos foram transportados para longe,na mare e desapareceu para sempre na vastidao do mar,por isso nao a vestigios de habitantes.a biblia relata o cataclisma em genesis,e tambem a existencia de pessoas enormes,que era filhos de mulheres com anjos decaidos.

  13. Engraçado, sempre achei que havia parte delas enterradas. A explicação para isso seria que elas afundassem com o passar dos anos devido ao seu peso, principalmente em época de chuvas!

  14. Blavastky já dizia que aqueles Moais eram estátuas imensas, atestando a altura gigante de seus criadores, já em 1875 em sua obra Doutrina Secreta, Volume 2, “Antropogênese”, editora Pensamento. Assim se afirma que esses Moais são BEM mais antigos do que 12 mil aninhos especulados hoje. Podiam ter sido trabalhados entre 9 a 6 milhões de anos! E eu acredito no tanto que aprendi nos livros de HPB e, de fato, creio que tais estátuas sejam anteriores aos Atlantes ou no principio de sua civilização “atlanteana” mesclada que iniciou avançada após o fim dos Lemurianos, e que HPB mencionou decerto que, em antigos registros primevos hindus, se conta que tiveram se civilizados perfeitamente desse modo, quando se poderia dizer que eram Atlante-Lemurianos a principio e depois sobraram tão somente como descendentes os Atlantes se tornaram, mais civilizadissimos. Os restos desse inicio “tribal” em conjunto deu origem a um pequeno resto de civilização Lemuriana destruida no que sobrou de Mu, se isolarando geológica e racialmente nessa única ilha restante, ainda não afundado pelo Pacífico, de origem proto-Terciária de milhões de anos, tempo em que deu origem à sua enseada, desaparecida agora, como restante da ilha de Páscoa antiga, agora atualmente Quartenária e menor. Esses Lemurianos de 12 a 9 metros deram origem aos atlantes de menor estatura equiparada, entre 7 ( a inicio ) a 4 metros ( em seu final ). De algum modo o resto ex-lemuriano isolado de Páscoa, tão pré-histórica além da conta, fizeram essas estátuas como culto, endeusamento e admiração pela Atlântida em seu primórdio senciente. HPB afirma que os rostos “robóticos” dessas estátuas Moais representam na pedra o tipo clássico antiquissimo dos Atlantes de rosto orgulhoso, afunilado, sensual e crânio proporcional ou ovalado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s