Festa da Candelaria

No dia 02 de fevereiro os católicos celebram em vários países latinos, inclusive na Espanha, o dia da Virgen de la Candelaria (Nossa Senhora da Luz). Esta é uma das advocações marianas mais antigas e tem sua origem em uma suposta aparição de Maria na Ilha de Tenerife, Espanha no século XV.

No México apesar da força da Igreja Católica (depois do Brasil é o segundo país no mundo com mais católicos)  a celebração tem uma importante influência das culturas pré-hispânicas pois coincide com o décimo primeiro dia do primeiro mes do antigo calendário Azteca, quando se fertejavam alguns deuses tlaloques.

A tradição é reunir os amigos e familiares para comer tamal e tomar atole, ambos derivados de milho, base da alimentação mexicana.

O tamal é muito parecido com a pamonha. A palavra vem do nahuatl (idioma dos Aztecas) e significa “enrolado”. A massa é feita de farinha de milho e pode ser recheada de carne, queijo ou vegetales (entre eles alguns tipos de pimenta, é claro). Essa massa é envolvida principalmente usando folhas de milho ou de bananeira.

Já o atole é uma bebida cujo nome, também de origem nahuatl, significa aguado (atl é agua e tol é um diminutivo despectivo). O milho é cozido de uma maneira que termina sendo um líquido viscoso. Normalmente é condimentado com chocolate, morango ou baunilha e deve ser servido muito quente.

Ontem tive duas rodadas de tamales. Uma de manhã cedo na empresa em que trabalho (todos pararam de trabalhar pra ir ao refeitório comer tamales) e a noite no Escritório Nacional Escoteiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s