Jamboree on the Air, JOTA

No Jamboree Mundial de 1957, quando foi celebrado o cinqüentenário do Movimento Escoteiro, foi instalada uma estação radioamadora para que todos aqueles escoteiros que não puderam viajar até a Inglaterra para participar deste importante evento, tivessem a oportunidade de ao menos sentir um pouco o espírito do acampamento através do rádio (não havia internet, blog nem nada do que hoje nos facilita esse tipo de experiência).

 

GB3SP - Estação do Jamboree Mundial de 1957

 

A coisa funcionou tão bem que no ano seguinte, em maio de 1958, foi realizado o I Jamboree on the Air (Jamboree NO Ar) para que em um mesmo fim de semana, Escoteiros reunidos em diferentes partes do mundo, com o apoio de radioamadores, pudessem estar em contato. A partir de 1959 a data foi definida como o terceiro fim de semana de outubro e até hoje assim funciona.

Meu primeiro JOTA foi como participante em 1995, visitando a estação do GE do Ar Brigadeiro Eppinghaus. Gostei tanto que no ano seguinte já tinha meu próprio indicativo – PU5TAZ – e montei a estação no GE Santos Dumont, depois de mais ou menos 10 anos sem que o Grupo tivesse estação em sua sede.

 

Com o Wilson, Zem e PC no meu primeiro JOTA.

Com o Wilson, Zem e PC no meu primeiro JOTA.

 

De lá pra cá, participei do JOTA operando meu indicativo – PY5DZ – e alguns indicativos do Santos Dumont como PY5GSD, ZW5GSD, ZW40SD… também participei em um ano operando no GE Baden Powell de Fortaleza como PY5DZ/PT7. Em alguns anos colaborei com as equipes Regional e Nacional de Rádio Escotismo, sendo o segundo paranaense em receber a Insígnia de Rádio Escotismo.

 

Insígnia de Rádio Escotismo

 

 

PY5DZ/PT7 no GE Baden Powell 30/CE

 

Minhas duas experiências mais marcantes foram o contato que fiz em 1998 da sede do GE Santos Dumont com a estação do Bureau Mundial em Genebra – HB9S – e durante aquele mesmo ano quando tive a oportunidade de ser parte da equipe de radioamadores do 19o Jamboree Mundial no Chile, cujo indicativo foi XR3J.

 

Cartão QSL do Bureau Mundial, HB9S

 

 

Cartão QSL da estação do Jamboree Mundial do Chile, com meu nome entre os operadores oficiais.

 

Depois de  2 ou 3 anos sem participar, este ano a convite da Comissária Internacional Karla Vejar, tive a oportunidade de visitar e tentar alguns contatos na estação oficial da Asociación de  Scouts de México – 4C1ASM.

 

Com Guillermo XE1IMO operando 4C1ASM no Escritório Nacional da Asociación de Scouts de México.

 

Uma resposta em “Jamboree on the Air, JOTA

  1. Pingback: JOTA/JOTI 2011 – Mensagem do Secretario Geral da OMME | Fernando Brodeschi

Deixe um comentário